sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alimentação da Criança

Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.
A alimentação é importante não somente para satisfazer as necessidades nutricionais da criança, mas deve ser vista também como um fator educacional na promoção da mastigação, da deglutição e do contato com novos sabores. As formas de aprendizagem da criança na alimentação se dão por exposição repetida e apresentação de alimentos desconhecidos.
A criança deve seguir o padrão alimentar da família, com algumas adaptações em relação à forma de preparo e apresentação dos alimentos de acordo com a idade.
 Continuando o processo de formação de hábitos alimentares, evitar guloseimas em excesso e fora do horário das refeições, oferencendo-as como sobremesa ou no lanche da tarde. É desaconselhável a ingestão de refrigerantes em substituição ao leite ou aos sucos de frutas
O apetite da criança de dois a três anos é irregular e pode variar de um dia para o outro.
Assim, em um dia ela pode aceitar determinado alimento e no outro recusá-lo, atitude que pode originar ansiedade na família e nas pessoas responsáveis pelo seu cuidado
É comum a aceitação de certos alimentos após rejeição nas primeiras tentativas, é o processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas, e da própria evolução da maturação de seus reflexos, que é gradativa e depende de aprendizagem.

Nutricionista Caroline Fantini
Publicado em 28/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário