sexta-feira, 15 de julho de 2011

Obesidade Infantil

O excesso de peso e a obesidade têm ameaçado a saúde de um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, superando até mesmo a desnutrição e as doenças infecciosas, boa parte destes indivíduos ainda se encontra na fase da infância.
A obesidade é uma doença complexa, tem vários fatores determinantes como: os genéticos, metabólicos, psicológicos, alterações nutricionais, entre outros.
Estudos já realizados apontam que emocionalmente, uma criança gorda tem de lutar com uma baixa auto-estima, insegurança e agressividade. Fica retraída, isolando-se socialmente.
Normalmente a obesidade predispõe à hipertensão arterial, ao aumento do nível de triglicerídeos e colesterol, bem como a diminuição do colesterol benigno.
Mas, em qualquer faixa sócio econômica, a vida moderna tem criado condições para o desenvolvimento de obesidade em crianças. Em 90% dos casos, a causa da obesidade está no ambiente onde o indivíduo vive. Atualmente as crianças ficam muito em casa, dentro de seus quartos, sentadas ou deitadas na cama, jogando videogame, navegando na internet, assistindo vídeos ou ligadas na TV.
O ganho de peso acima do normal é geralmente estimulado já nos primeiros anos de vida, pois a família, principalmente mães e avós têm, a idéia de que nenê gordinho é sinal de saúde. A obesidade deve ser prevenida tão logo que a criança nasça, pois o ganho de peso acima do esperado aumenta o número de células gordurosas e favorece o aparecimento de obesidade no futuro.


Quais as complicações da Obesidade Infantil
Um dos problemas causados pela obesidade á longo prazo são:
* Articulares - Maior predisposição para artrites,
* .Cardiovascular - Hipertensão arterial.
* Cirúrgicas - Maior risco cirúrgico.
* Crescimento - Idade óssea avançada, aumento da altura.
* Cutâneas - Maior predisposição a micoses, dermatites e piodermites.
* Endócrino metabólicas - Maior predisposição ao diabetes, aumento de colesterol e triglicerídeos.
* Gastrointestinais - Aumento do risco para “pedra” na vesícula e fígado gorduroso.
* Neoplásicas - Maior risco de ter câncer.
* Psicossociais - Discriminação social e isolamento, dificuldade para expressar os sentimentos.
* Respiratórias - Aumento do esforço respiratório, apnéia do sono, infecções e asma.
Além de todos esses fatores os hábitos alimentares também têm um papel importante na obesidade, à forma como preparamos os alimentos a falta de tempo diário e o esforço para a preparação, simplificaram-se e tornaram-se mais rápida, com isso damos lugares aos enlatados, as preparações prontas aos food-services.


Como Prevenir a Obesidade Infantil
As bases fundamentais para o tratamento da obesidade infantil são unânimes entre os especialistas. Incluem modificações no plano alimentar, no comportamento e na atividade física.
A orientação nutricional é essencial no tratamento da criança obesa porque visa à reformulação permanente do hábito alimentar a fim de evitar possíveis conseqüências que a obesidade na idade adulta possa acarretar.
A prevenção também tem que começar na fase intra-uterina a estratégia deve ser elaborado juntamente com a equipe multidisciplinar (médico, nutricionista e educador físico), para que durante a gravidez a mulher realize atividade física moderada e execute a alimentação adequada tanto para o desenvolvimento do bebê, para o seu bem-estar. Depois do nascimento a amamentação deve ser fortemente recomendada, pelo menos até o sexto mês de vida. Os pais devem ser encorajados a ter uma alimentação saudável, com horários e lugares certos para se alimentarem. Atividades físicas, que não incluam só exercícios, mas também manter hábito de vida não sedentário, o que implica em não passar grande parte do dia na frente da televisão ou no computador.
A introdução de alimentos saudáveis e em quantidades não exageradas após o desmame, é muito importante além do hábito de praticar atividades físicas desde criança. A escola tem papel fundamental ao modelar as atitudes e comportamentos das crianças sobre atividade física e nutrição. Deve-se dar atenção à prevenção com desenvolvimento de estratégias preventivas para todas as idades.
A ingestão de alimentos com menos quantidade de gorduras, açúcar, sódio, trocar gorduras saturadas de origem animal por gorduras insaturadas de origem vegetal também ajudar a prevenir a obesidade na infância. Ajudar as crianças a perceberem e a fazerem as melhores escolhas alimentares durante a infância garantirá, seguramente, que façam as escolhas corretas na idade adulta.

Para melhores resultados nos tratamentos é importante a cooperação dos pais, que devem estar conscientes de que a obesidade é um risco e que gera graves problemas na vida adulta.

Publicado no Jornal Idéia

Escrito por: Nutricionista Caroline Fantini

Nenhum comentário:

Postar um comentário